17 cuidados para abrir uma franquia e evitar uma fria

Cuidados para abrir uma franquia

Por possuírem modelos de negócio estruturados e marcas consolidadas no mercado, abrir uma franquia torna-se uma boa alternativa de investimento a novos empreendedores.

No entanto, é importante estar atento a alguns aspectos do negócio para que não entre em uma fria e coloque a perder altas quantias investidas. Confira:

17 cuidados ao abrir uma franquia

1. Avaliar as projeções financeiras detalhadamente

Antes de abrir uma franquia as perguntas fundamentais que devem ser feitas são: Como vou ganhar dinheiro e qual será a evolução desse ganho?

São essas as chaves para avaliar as projeções financeiras da franquia e optar por aquela que melhor atende às suas expectativas.

Nesse caso, o mais indicado é que procure obter o suporte de especialistas capazes de fornecer uma análise precisa e detalhada da proposta dos franqueadores.

Entre os elementos da análise, devem ser considerados:

  • O valor do investimento inicial: Neste ponto é importante destacar que as empresas podem incluir ou não o valor do ponto comercial nesta categoria. Caso não esteja incluso, solicite-o para avaliar adequadamente as projeções do negócio.
  • As projeções de resultado mês a mês: Aqui, todo o período apresentado pelo franqueador para o retorno do investimento deve ser analisado. Recomenda-se ter em mãos os custos de mercadoria, as taxas, impostos e demais despesas operacionais.
  • Os gastos referente ao quadro de pessoal: salários e encargos dos funcionários;
  • A evolução do fluxo de caixa: o ponto de equilíbrio da franquia e a necessidade (ou não) de capital de giro.

Conseguir enxergar com clareza estes números é fundamental para abrir uma franquia.

Somente assim é possível comprovar a consistência das informações fornecidas pelo franqueado e optar pela alternativa que esteja dentro das expectativas.

2. Verificar o SERASA da empresa franqueadora e suas coligadas

Ainda que as franquias sejam a forma mais segura de dar início a um negócio, por possuírem modelos de funcionamento e marcas reconhecidas pelo mercado, não há garantias e é preciso estar atento às informações da franqueadora no SERASA.

Verifique se possuem a Circular de Oferta de Franquia (COF), pois está é uma das previsões legais que fornecem maior transparência ao negócio.

Por ser um documento dinâmico, os dados são constantemente atualizados e há informações referentes à rescisões contratuais e processos judiciais da empresa.

É importante saber que a inscrição no SERASA não impede o funcionamento, mas afeta a COF e a visibilidade.

É possível encontrar dificuldades para abertura de contas bancárias em pessoa jurídica, solicitar empréstimos e realizar negociações.

3. Verificar se a unidade piloto está no mercado a menos um ano

Como visto, há informações de extrema importância ao abrir uma empresa e realizar a análise de projeções financeiras.

A exemplo, é preciso saber sobre o retorno de investimento proposto pelo franqueado.

Para isso, é necessário apresentar os resultados mês a mês e comprovar as informações fornecidas.

Sem que haja a experiência de um ano, não há modelo financeiro que seja comprovado e portanto, não há um modelo de negócios sólidos para o franqueado.

4. Entender qual foi o motivo que os 3 últimos franqueados deixaram a rede

Na Circular de Oferta de Franquia (COF), deve constar a relação de franqueados desligados em um período de 12 meses, uma vez que é uma exigência legal.

É importante entrar em contato e entender quais foram os motivos que levaram ao desligamento.

O ideal é que ao menos 3 franqueados desligados em um período de 12 anos sejam analisados, não restringindo a análise somente a eles (no entanto, são estes que poderão revelar problemas atuais do negócio).

5. Possuir capital de reserva para arcar com suas despesas particulares durante no mínimo 3 meses

Haverá um alto investimento e um período estimado para retorno deste valor.

Durante esta etapa, certifique-se de possuir em mãos o suficiente para arcar com despesas particulares para que estas não se tornem um problema maior no futuro e o impeça de perceber as possibilidades reais de uma franquia.

6. Possuir capital de giro reserva para o negócio

Recomenda-se que, para a segurança dos negócios, o franqueado disponha de uma quantia equivalente a 25% do investimento inicial em capital de reserva.

Não possuir a quantia de segurança é um erro e pode culminar na perda de todo o investimento inicial.

Há inúmeras taxas a serem pagas, além dos royalties destinados a franqueadora pelo uso da marca, de forma que ao abrir uma franquia o capital de reserva torna-se fundamental.

7. Leia atentamente a COF da franquia e esclareça as suas dúvidas

É extremamente importante ao franqueado realizar a leitura integral da COF da empresa e estar a par de todos os pontos fundamentais.

Este documento apresentará todas as informações exigidas pela Lei das Franquias e é o momento em que o franqueado pode questionar o franqueador a respeito de pendências judiciais indicadas pela COF ou demais notificações de relevância.

8. Entenda como funciona caso você queira sair da rede de franquias

Ainda que as informações referentes ao descontrato constem na COF das franquias, é importante buscar estabelecer uma boa relação entre franqueado-franqueador, dando espaço para que revele todos os aspectos do negócio, inclusive  processo de saída.

Para que as relações jurídicas sejam resolvidas, é preciso que existam cláusulas no contrato de franquia que prevejam, entre outras questões, a quitação ampla, geral e irrevogável das partes e o pagamento de eventuais taxas.

9. Verifique se você tem perfil para operar o negócio

É necessário que possua o espírito para tornar-se gestor direto do negócio ou esteja disposto a contratar um gerente com participações.

Ainda, dentro do perfil esperado de um franqueado está o comprometimento menor de 50% do patrimônio pessoal.

O conhecimento do mercado, a capacidade de sociabilidade e a capacidade de lidar com o público, além de conhecimentos de idiomas e informática são pré-requisitos para dar início a um negócio de sucesso.

São beneficiados àqueles que possuem experiência anterior no ramo ou conhecimentos específicos e avançados sobre os setores de atuação da franquia e as operações nela desenvolvidas.

10. Em redes menores, conheça o dono da franqueadora e verifique sua afinidade com eles

É provável que em redes menores de franquias, o franqueador solicite entrevistas pessoais, efetue a análise da ficha cadastral e de crédito.

Também é comum realizar testes comportamentais e auto avaliações.

Pensando nisso, realize uma avaliação também do franqueador.

Busque conhecê-lo melhor, identificar as suas afinidades para que sejam desenvolvidas relações harmônicas entre as partes e para que saiba se o responsável pela marca possui uma visão dentro daquela que você acredita.

11. Entenda qual é o modelo de gestão da rede

A análise de mercado, as avaliações competitivas e o planejamento estratégico são fundamentais ao abrir uma franquia.

Busque saber qual é o modelo de operação da franquia de interesse e verifique se este se adapta ao seu perfil.

Elas poderão ser mais rígidas ou flexíveis na forma de realização dos negócios.

Fornecer materiais, manuais e suplementos completos ou somente o conhecimento e a base.

Todos os pontos são importantes na hora de escolher por uma marca que contemple melhor as suas necessidades e expectativas.

12. Entenda qual é o suporte que será oferecido

O franqueador é o responsável por transmitir o conhecimento necessário às operações de seus franqueados.

Eles podem fornecer treinamentos periódicos ou materiais de apoio.

Cada franqueador oferece um tipo diferente de suporte.

Busque entender qual será o suporte oferecido pela marca.

13. Informe-se sobre o marketing da rede

O franqueador fornece o Manual de Marketing da empresa aos franqueados, onde constará informações pertinentes como o logotipo da marca, os símbolos da rede, as paletas preferenciais e o código de cores.

Também as imagens do produto e das lojas, fornecendo suporte ao marketing da nova franquia.


14. Conheça qual o destino do fundo cooperado de marketing

Este fundo permite que o franqueado seja beneficiado pelas ações publicitárias e promoções desenvolvidas pela marca, elevando a sua visibilidade de mercado.

As taxas referentes ao fundo cooperado de marketing estão previstas no contrato, assim como o percentual sobre as vendas.

Solicite ao franqueado exemplos de ações e peça sempre o demonstrativo da destinação final da taxa cobrada.

15. Converse com outros franqueados da rede

Ao abrir uma franquia, o contato com os demais franqueados pode ser útil.

É através deste diálogo que será possível entender melhor o funcionamento da empresa, além de obter informações relevantes sobre as suas operações, suporte fornecido e demais detalhes do negócio.

16. Certifique-se que você tem todo capital necessário e que entende quais são as taxas que serão cobradas

Recomenda-se que os interessados em abrir uma franquia tenham em mãos um bom plano de negócios e capital necessário para realizar o investimento.

É importante que haja capital disponível para sustentar as despesas operacionais da franquia até que ela possa gerar fluxo de caixa positivo.

Caso faça a opção por financiamentos, aguarde a pré-aprovação do valor antes de dar início às negociações.

17. Não “minta” para o franqueador

Na tentativa de obter os direitos de franquia, alguns franqueados decidem ocultar ou mentir sobre informações relevantes ao negócio.

Este talvez seja o maior erro ao abrir uma franquia.

Os pré-requisitos impostos pelos franqueados possuem um fundamento claro com o objetivo de evitar o fracasso ou desgaste da marca diante do mercado.

A relação entre franqueado e franqueador deve ser pautada na confiança mútua e na troca de informações verdadeiras que permitam o bom desenvolvimento do plano de negócios.

Agora que você já conhece os 17 cuidados que deve ter antes de abrir uma franquia, as suas chances de iniciar um negócio consistente e de sucesso são bem maiores.

Aproveite tudo que aprendeu nesse post e comece já a colocar em prática a sua ideia de abrir uma franquia, pois as ferramentas para fazer o seu negócio prosperar, você já tem!

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