10 Opções de Franquias de Quiosques

Franquias de Quiosques

A restrição de espaços físicos para lojas, aliada a valores mais acessíveis, tem atraído empreendedores para a aquisição de franquias de quiosques.

Semelhante ao modelo convencional de lojas – mas muito mais enxuta e prática – a modalidade vem crescendo muito no Brasil e se espalhado não só em shoppings, mas também no interior de grandes empresas, universidades, ruas, praias e outros pontos criativos.

Possibilidades não faltam para a implantação de um quiosque, que não se limita ao ramo de alimentação e oferece inúmeros serviços ou produtos para clientes que buscam rapidez e qualidade.

Inclusive, um novo ramo das franquias é criar quiosques de grandes empresas, na sua “versão pocket”.

 

Franquias de Quiosques

A média é de um investimento mínimo inicial de R$ 12 mil – um valor até 40% mais barato que uma franquia tradicional.

Ótima opção para quem tem poucos recursos para começar um novo negócio e possui um espaço reduzido para montá-lo.

O lucro pode ser compatível com o investimento inicial, mas não é uma regra.

Alguns quiosques bem estruturados, que unem bom ponto com produtos e atendimento de qualidade, conseguem ser muito mais lucrativos do que lojas estabilizadas.

O mercado é tão promissor que os administradores de franquias estão se preparando para ele, oferecendo versões menores de marcas famosas e trazendo novas opções voltadas para suprir a diversidade de necessidades para os inúmeros tipos de públicos.

 

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Franquia x Negócio Próprio

A opção de obter uma franquia tem como principal pilar a segurança de investir numa marca já estabilizada e referência em seu público-alvo, muito diferente de começar um negócio do zero.

Mas ainda assim a segurança e a marca não são uma garantia de sucesso, e é preciso aliar boa gestão com o ponto de venda ideal e um bom atendimento.

Mas além da credibilidade da marca diante da concorrência e seu consumidor há também outras vantagens:

  • apoio do franqueador, que oferece toda a estrutura já montada para tocar o negócio;
  • rede de distribuição e fornecedores, cuja compra é feita coletivamente – consequentemente, há mais descontos;
  • existência de um plano de negócio, que se cerca de informações sobre todos os detalhes do negócio;
  • estrutura social da comunidade, perfil mais detalhado do consumidor e outros fatores que afetam direta e indiretamente a franquia.

Por já ter testado a marca e estratégias no mercado, o empreendedor já tem uma vantagem competitiva grande e está dentro de um projeto de expansão.

 

Vantagens de uma franquia de quiosque

Dentre as economias apresentadas em obter uma franquia de quiosque há a redução do custo operacional, já que um espaço menor requer também uma quantidade mínima de funcionários.

Há também o não pagamento da Cessão de Direitos de Uso, o CDU, para espaços locados em shopping center.

Outra vantagem é a mobilidade de um quiosque, já que quando um ponto escolhido não tem o retorno esperado, é possível mudar sua localização para outro espaço.

Mas para usufruir de todas as vantagens da franquia de um quiosque, é preciso pensar em todos os detalhes como o planejamento de estoque e onde será sua localização num espaço tão reduzido, assim como fazer com que os produtos comercializados sejam expostos de forma correta.

 

Desafio

Um grande desafio da franquia de quiosques é a experiência de vendas, que pelo espaço reduzido se torna bem mais difícil.

Ambientes para degustação e prova do produto, conforto aos clientes e boa localização de um merchandising são raros em quiosques.

Dessa forma, é importante identificar uma franquia que possa se adaptar a essa estrutura reduzida.

 

Sugestão de Marcas

As franquias de quiosques não precisam ser limitadas a shoppings e praias, mas expandir para aeroportos, terminais rodoviários, galerias, escolas, universidades, museus e muito mais.

Mas é muito importante encontrar o negócio certo para o ponto desejado, visando uma boa resposta dos consumidores locais.

As franquias de quiosques vêm crescendo cerca de 7% ao ano e costumam ser pré-fabricadas, sem que haja preocupação com obras.

Muitos empreendedores começam com quiosques para testar o mercado e sua própria habilidade com os negócios, para depois abrir novas unidades e até mesmo lojas.

Em muitos locais há uma grande diferenciação contratual que precisa ser avaliada, com prazos muito mais curtos de renovação do que de lojas.

Também é preciso adaptar as estratégias de divulgação para o espaço.

Selecionamos 10 opções de franquias de quiosques que estão fazendo muito sucesso no Brasil:

 

1 – Franquia de Quiosque da Cacau Show

A loja de chocolates vem expandindo a cada dia, incluindo charmosos quiosques para vender seus chocolates finos e exclusivos.

A média do investimento é de R$ 55 mil e o prazo de retorno é de 18 a 24 meses.

 

2 – Franquia de Quiosque do Bob´s

O fast food mais antigo do país oferece refeições rápidas e saborosas em suas inúmeras lojas.

Já os quiosques comercializam sorvetes e suas variações, como milkshakes e sundaes.

O retorno é de 24 a 36 meses e o investimento é de, no mínimo, R$ 200 mil.

 

3 – Quiosque Chopp Brahma

O Quiosque Chopp Brahma oferece uma parada para saborear um chopp bem tirado e gelado, além de alguns petiscos típicos dos melhores botecos.

O ambiente reproduz um charmoso bar, incluindo bancos altos, tinas de chopp e tulipas de vidro.

O investimento médio é de R$ 100 mil e o retorno vai de 12 a 24 meses.

 

4 – Franquia Belle Bijou

A rede especializada em bijuterias de luxo como anéis, pingentes, cordões, pulseiras e brincos, possui uma marca conhecida no mercado e de ótima aceitação nacional.

O investimento mínimo é de R$ 130 mil e o retorno é de 18 a 24 meses.

 

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5 – Franquia Contém 1g

A marca de cosméticos brasileira já é uma das mais procuradas pelo público feminino.

Começou com quiosques e hoje tem também uma grande rede de lojas.

Da própria marca, hoje vende maquiagens, perfumes e acessórios de beleza.

O investimento inicial é de R$ 180 mil e o retorno é de 24 a 36 meses.

 

6 – Quiosque Havaianas

O chinelo mais conhecido no mundo agora oferece uma excelente franquia de quiosques, para comercializar seus mais diversos modelos.

As sandálias de borracha têm uma excelente aceitação comercial e seu investimento inicial mínimo é de R$ 60 mil, com retorno de 6 a 12 meses.

 

7 – Imaginarium

A loja de objetos decorativos agora abriu a expansão de franquias para quiosques.

Os quiosques oferecem, além dos famosos objetos, suas próprias coleções.

O investimento mínimo é de R$ 34 mil e o retorno é de 6 a 12 meses.

 

8 – Franquia Chilli Beans

A rede de óculos escuros tem uma das franquias de quiosques mais famosas do mercado.

São óculos, armações e relógios, que estão sempre sendo renovados e instalados nos melhores shoppings.

O investimento é de R$ 150 mil e o retorno médio é de 12 a 24 meses.

 

9 – Franquia O Boticário

A rede de perfumes oferece, em seus quiosques, maquiagens e produtos cosméticos de grande popularidade.

A marca é uma das maiores referências no ramo e o investimento é de R$ 100 mil com retorno médio de 18 a 36 meses.

 

10 – Franquia Los Paleteros

A novidade das paletas mexicanas já ganhou consumidores fiéis e promete expandir seus negócios pelo país.

Ocupando um espaço reduzido e oferecendo paletas de vários sabores e texturas, a marca tem um investimento mínimo de R$ 150 mil e um retorno de 18 a 24 meses.

Maria Luiza Brufatto
Maria Luiza Brufatto
Palestrante, Especialista em gestão de vendas, com forte atuação no comercial de empresas nas áreas de Varejo, Arquitetura e Construção Civil, Indústria, Atacado e Franchising.

2 Comments

  1. silvia póssa ferreira disse:

    gostaria de mais detalhes para franquia em quiosque. Espaços oferecidos, forma de investimento, outras franquias.
    grata
    silvia

    • Marketing disse:

      Olá Silvia,

      Os quiosques normalmente são instalados em espaços dentro de Shoppings Centers e centros comerciais, com metragem normalmente variando de 6 a 12 metros quadrados.

      O primeiro passo é escolher uma franquia que ofereça a opção de quiosque e uma vez que esteja tudo certo com a franquia, eles oferecerão o auxílio necessário para escolha do ponto comercial e implementação do quiosque.

      Existem várias marcas que oferecem modelos de quiosque, desde o segmento de alimentação como a Nutty Bavarian, no varejo de produtos como a Chilli Beans e também serviços, como é o caso de franquias de quiosque de serviços estéticos.

      Sugiro escolher o segmento que você tenha afinidade, pesquisar as opções disponíveis e entrar em contato com as marcas.

      Boa sorte!

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